Você já teve a paralisia do sono? Entenda o que é e como evitar esse tormento

(Foto: Reprodução)
0

Você já acordou no meio da noite com uma sensação de como se alguém estivesse te sufocando? Já sentiu uma vontade terrível de acordar e despertar, mas não conseguia fazer com que seu corpo se mexesse mesmo conseguindo sentir tudo a sua volta? Então você faz parte da estatística de pessoas que já teve em algum momento da vida a tão temida “paralisia do sono.”

Não se desespere, pois este quadro é relativamente comum e 9 em cada 10 pessoas terá isso pelo menos uma vez na vida.

(Foto: Reprodução)

Muitas pessoas falam que este fato ocorre devido a algumas experiências espirituais, porém alguns cientistas e estudiosos dizem que isso não esta relacionado a algo espiritual, mas sim por seu corpo estar muito cansado mas o seu cérebro continuar trabalhando mesmo com o corpo cansado.

Entenda:

A paralisia ocorre quando seu cérebro acorda em estado do sono REM, que é onde ocorre os sonhos mais reais. E seu cérebro se desconecta dos seus músculos do corpo, e é nessa desconexão que acontece os pesadelos e coisas mais aterrorizantes.

A paralisia do sono é algo extremamente inofensiva, e essa experiência não irá trazer nenhum mal psicologico ou físico para você, porém é algo que quem viveu prefere não repetir pois é extremamente assustador e é uma situação de intenso desespero.

(Foto: Reprodução)

Veja alguns relatos de pessoas que tiveram paralisia do sono:

“Estava eu em uma fase terrível de insonia nesse ano e nesse dia em especial fui para cama decidido que iria deitar e dormir sem levantar e não abriria os olhos,pois bem fui para cama e batendo mais ou menos 1h ou 1,5h deitado sem dormir tive a sensação que iria ir para um sono profundo por alguns instantes parecia q estava dormindo mas derepente abri os meus olhos como que por um impulso,tentei fechar novamente para tentar prosseguir o sono e para minha surpresa não consegui meus olhos focavam em um ponto fixo nem isso pude mudar,e como se não basta-se tentei move desta vez membros e cabeça pretendia levanta é nada foi como se algo estivesse me segurando,foi onde começou meu maior pesadelo;ao lado da minha cabeça ate onde minha visão periférica conseguia ver surgiu uma figura feminina luminosa de cor branca,brilhava intensamente de forma que não dava para reconhecer suas feições e que gritou estridentemente por muito tempo e a coisa só piorava foi quando ouvi vozes que pareciam não estar vindo dela ,que diziam coisas tenebrosas como”você se arrependera ” e eu não conseguia acordar,foi o maior desespero de minha vida, quando consegui levantar meu coração tava a mil quase tive um infarto,fiquei por um bom período traumatizado sem ir para a cama e com medo de qualquer barulhinho.”

Relato de Diego, de Santa Catarina.

Uma vez aconteceu algo parecido comigo, nem sei se foi paralisia do sono mesmo, mas foi estranho.

Eu estava com o corpo MUITO cansado, principalmente mentalmente, depois de um dia puxado no trampo.
Era uma sexta para sábado. Então lembro perfeitamente que na madrugada do sábado, do nada, abri meus olhos de noite, eu estava deitado de lado, mas não podia mexer nenhum membro, apenas os olhos.

Não conseguia fazer nada mesmo além de mexer os olhos e eu escutava uns sons como se fosse um murmurar.

Só que do nada, fechei os olhos novamente para 10 minutos depois acordar MESMO e levantar, no meio da madruga. Eu parei, olhei a casa toda, fui ao quarto da minha mãe ver se estava tudo bem e tal. Só fui conseguir dormir de novo uns 30 minutos depois.

No outro dia, sábado pela manhã, comentei com minha mãe e ela me disse que isso acontece uma vez ou outra, é como se fosse um sonambulismo, mas você só mexe os olhos, mais nada.

Fiquei bem assustado, até por que, minha mãe me disse uma vez que eu tinha acontecimentos de sonambulismo, coisas pequenas como sentar na cada do nada de noite, mas tinha.

Teve uma vez, na casa dos meus avós, estava meu vô e eu assistindo o programa do Silvio Santos ( Mah ôe! ) que ele adora.
Lembro perfeito que dormi no sofá, mas quando eu acordei, estava dormindo na cama do quarto de visitas, todo coberto e com ventilador ligado. Sei muito bem que meu vô não teria forças para me pegar no colo (tinha uns 10 anos na época, mas já era grande), dai perguntei à ele quem tinha me colocado na cama.

Ele me responde: “Ninguém meu filho, você simplesmente levantou e foi para o quarto!”

Eu juro por tudo, que não lembro de ter feito isso!

Relato de Pedro, do Rio de Janeiro.

O que lembro do ocorrido foi que tive um péssimo pesadelo, acordei assustado, mas não consegui me mover, só conseguia mexer os olhos e enxergar o teto, do nada senti que algo estava movendo na cama, senti como se tivesse alguém subindo em cima de mim pois sentia como se o edredon se ajustasse em meu corpo, não conseguia ver o que era pois o edredon estava alto na altura do pescoço, tentei gritar porém não saia nada.

Quando abri os olhos vi aquele cara ou coisa na porta, parecia mais com a morte, todo preto e de capuz na porta, tentei levantar desesperado, porem não conseguia, parecia que estava preso na cama, tentava gritar, chamar alguém, se mexer e se debater e não acontecia nada, com um p.. desespero pensando que iria morrer, acho que fiquei assim por uns 10 minutos. Quando finalmente consegui despertar vi que era minha blusa que estava pendurada na porta e durante esse meu estado essa minha blusa parecia perfeitamente com um homem, mais precisamente com o diabo. Foi horrível.

Relato de Jéssica, de São Paulo.

Como evitar a paralisia do sono?

A paralisia do sono pode estar ligado a diversos fatores emocionais também, como a depressão e ansiedade, então a melhor maneira de se evitar é sempre manter o seu sono regulado e procurar maneiras de fazer o seu corpo relaxar, fazendo atividades físicas e evitando ao máximo se estressar durante o dia a dia, e manter sempre o seu sono regulado. Colocar o horário do seu sono em dia, com algumas regrinhas de como dormir e acordar na hora certa é uma estratégia boa para pessoas que tem problemas com o sono, entre eles a paralisia do sono.

Evitar dormir de barriga pra cima também é algo que ajuda bastante, segundo alguns foruns na internet, a maioria das pessoas que relatem ter passado por essa experiência estavam dormindo de barriga pra cima na hora do “pesadelo”.