Pastor que chamou fiéis de baixa renda de “encardidos e sujos” grava vídeo pedindo desculpas. Assista!

0

Recentemente um caso de racismo chamou a atenção de todos nas redes sociais, quando um casal de pastores durante uma live deu um show de preconceito e palavras de ódio, mesmo com um tom manso em suas falas, não conseguiam esconder o desprezo que sentiam de seus fiéis enquanto conversavam entre si.

(Foto: Reprodução)

O nome do “pastor” é Rodrigo Santos e ele reside em Toledo, no Paraná, e ele causou polêmica ao dizer que conheceu sua mulher durante um culto de uma igreja frequentada por pessoas muito feias, de baixa renda, e por ser na periferia a maioria das pessoas eram encardidas, sujas e “moreninhas de praia”, e a única que se destacou no meio de todos foi a “loira”, que hoje em dia é a sua atual esposa.

“Para quem é de Toledo (PR) e sabe… a Igreja Batista do Calvário fica na Vila Pioneira, que é uma região mais pobre, né? E na Pioneira a gente não via loira, né? Como a minha esposa, e quando ela veio para o culto, tipo, destacou, porque o pessoal [da igreja] é tudo assim mais classe pobre, mais moreninho, meio encardido, um povo meio sujo, mas ela veio e essa aí é da zona norte, zona mais nobre da cidade…” disse ele durante conversa em vídeo com sua esposa.

A própria igreja divulgou uma nota de repúdio pelas falas de Rodrigo durante a live, e o vídeo logo foi excluído tamanha a repercussão negativa, mas a gente ainda tem ele salvo para quem quiser ver.

Vejam também a nota de repúdio da própria igreja

“A Primeira Igreja Batista do Calvário em Toledo, tem uma história de quase quatro décadas desenvolvendo suas atividades religiosas e sociais em Toledo, localizada sua Sede na Grande Pioneira.Por meio desta nota manifestamos publicamente que não compartilhamos de forma alguma com quaisquer atitude preconceituosa, manifestação de racismo, desrespeito a individualidade ou manifestações de ódio.À luz Da Lei 7.716/1989 e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010) definem o Racismo como crime inafiançável, inaceitável e indefensável, A igreja, diante das repercussões geradas pela “live do pastor Rodrigo dos Santos”, reafirma seu compromisso institucional com a promoção da igualdade étnico-racial, sexual, religiosa, repudiando toda e qualquer manifestação de preconceito, contra quem quer que seja. Sendo que reconhecemos que todas as pessoas são iguais perante a Lei e o Criador. Também informamos que o Sr. Rodrigo dos Santos, foi membro de nossa igreja há tempos atrás, mas que atualmente (8 anos) reside fora do país e congrega em outro ministério onde atua como pastor.A nota de retratação foi postada em nossa página em função de nossa igreja ter sido citada na live.”

A Primeira Igreja Batista do Calvário em Toledo, tem uma história de quase quatro décadas desenvolvendo suas atividades…

Publicado por Batista Calvario Toledo em Terça-feira, 16 de junho de 2020

Logo após toda viralização e toda consequencia negativa que ele colheu pelos seus atos, Rodrigo gravou um vídeo no qual se dizia arrependido pelo que disse “Não é minha intenção magoar, ofender alguém e de forma alguma ser racista, mas agi com palavras infantis. Estou aqui para repugnar minha atitude grosseira e pedir perdão a todas as pessoas que tenho ofendido, em especial à comunidade negra”,  disse ele, em vídeo de pedido de desculpas.