“Não sabia nem o que era o SUS”, diz ministro da Saúde, Eduardo Pazuello

0

Nesta quarta-feira (7/10), durante o lançamento da Campanha do Outubro Rosa 2020, o atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que até antes da pandemia provocada pelo novo coronavírus, não conhecia como funcionava o Sistema Único de Saúde, o SUS.

Eduardo Pazuello: quem é o general que militarizou a cúpula do Ministério  da Saúde | GZH

“Eu não sabia nem o que era o SUS. Porque eu passei a minha vida sendo tratado também em instituição pública, mas específica do Exército. Vim conhecer o SUS a partir desse momento da vida e compreendi a magnitude dessa ferramenta com a qual o Brasil nos brindou”, disse Pazuello.

Em sua fala, o ministro destacou que a organização do SUS deu capacidade para que o Brasil enfrentasse a pandemia de Covid-19 e também tornou o país referência no combate a várias outras doenças.

Eduardo Pazuello será efetivado como ministro da Saúde - Litoral na Rede

O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo, ele assegura atendimento médico no Brasil para qualquer pessoa. A rede de atendimento gratuita compreende desde a atenção primária – como as campanhas de vacinação, por exemplo – até tratamentos complexos, como transplantes.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus destacou a importância do serviço no Brasil. Nas redes sociais, se tornou frequente o apoio ao SUS com o compartilhamento das hashtags #defendaosus e #emdefesadosus.